Informativo
Manual do Convidado

Ser convidado para um casamento é sempre uma grande honra e satisfação! E não é para menos: quem é que não gosta de estar presente em um momento tão especial para o casal e ainda ser mimado com boa comidas, bebidas, música para dançar, lembrancinhas, docinhos…?  O convidado precisa estar atendo aos detalhes da festa, para evitar desconforto para si e para os noivos. Não custa retribuir todo este carinho com alguns cuidados simples e nada difíceis! Pensando nisso, preparei algumas dicas que poderão ajudar os convidados na percepção do todo. Acompanhe:

  1. As regrinhas básicas de etiqueta devem ser observadas com carinho, por exemplo: se há horário no convite, ele precisa ser seguido. Pontualidade é sinônimo de respeito e educação!

  2. Não esqueça de confirmar (ou não) a presença no evento no prazo solicitado pelos noivos – confirmar e não ir causa prejuízo aos noivos, e o contrário é totalmente deselegante.

  3. Não leve acompanhantes que não estavam convidados e não peça convite extra para levar um amigo, vizinho ou “ficante”.

  4.  Mantenha a compostura, não fale alto ou dê risadas espalhafatosas durante a cerimônia e não exagere nos drinks na hora da festa.

  5. Não esqueça de colocar seu celular no silencioso durante a cerimônia.

  6. Respeite o traje indicado para a cerimônia, pesquise um pouco sobre o local ou estilo do casamento. Se ficar com dúvida, pergunte aos noivos, para que você não fique destoando dos demais e chamando mais atenção do que os noivos.

  7. Presentear os noivos é uma tradição e uma postura muito elegante por parte dos convidados. Verifique se eles disponibilizaram uma lista de sugestões, envie o presente na semana do casamento.

  8. Prepare-se, pois além de ser um evento caro para os noivos, também pode ser para os convidados de casamento. É gasto com cabelo, roupa, maquiagem… sem contar o presente e um possível deslocamento (se a festa for em uma cidade longe da sua, por exemplo).

  9. Não vá para o evento com fome! Afinal, você não sabe qual será o andamento da cerimônia, muito menos o cardápio e o formato de serviço. Evite possíveis desgastes físicos e emocionais. Você pode demorar muito para começar a comer na festa e até se sentir mal.

  10. Não entre na frente do fotógrafo para tirar a “melhor fotos”. Controle-se na hora de registrar o clique do celular: sem dúvidas você terá tempo suficiente para postar em suas redes sociais.

  11. Não dê uma de cerimonialista.  Se a cauda ou o véu da noiva está desarrumado, é provável que seja porque ela está prestes a se mover, ou o fotógrafo está pegando outro ângulo. Não tente ajeitar por conta própria.

  12.  Não ande no tapete ou passarela da cerimônia, opte pelas laterais.

  13. Seja sensível e não apareça apenas na festa do casamento. A cerimônia é a parte mais importante do casamento, e a festa é uma comemoração pelo que aconteceu na celebração do matrimônio.

  14. Respeite a plaquinha de “reservado” na festa. Antes de correr e marcar seu território na festa, olhe se a mesa escolhida não tem uma plaquinha de reservado e, se sim, respeite. Muitos noivos preferem marcar lugar dos convidados em casamentos.

  15. Se você não for da família, aguarde até depois das fotos protocolares e primeira dança dos noivos para cumprimentá-los. É muito chato tentar fazer aquelas fotos de casamentos que todos os casais devem ter (e são mais cansativas), sendo interrompidos o tempo todo.

  16. Aguarde após o jantar para ir até à mesa de doces. E pegue sua lembrancinha na saída.

  17. Não leve coisas para casa sem permissão. Se não forem docinhos e lembrancinhas, provavelmente não é para levar para casa! Copos, guardanapos, vasos, almofadas – tudo isso sairá do bolso dos noivos depois. Não custa lembrar também que o kit toilette é para ser usado conforme a necessidade, e não para encher os bolsos e estocar Band-Aid e afins em casa.

18. Dica mais que especial: por fim, agradeça o carinho e elogie a festa. Após tanto tempo de planejamento e tantos detalhes escolhidos, os noivos vão ficar super felizes e realizados por saberem que agradaram seus convidados!